Por uma política de redução de danos no natal
- Amanda Passos
- 21 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Já conversamos aqui mais de uma vez sobre o significado da alimentação no dia a dia de uma pessoa. O natal para muitas famílias é sinônimo de reunião de parentes queridos, (e não tão queridos) demonstração de afeto e afeição esquecidos durante o decorrer do ano. Em torno disso, uma banquete farto de gostosuras significativas, muitas delas presentes apenas uma vez no ano. Daí que você tá de dieta, ou melhor, você vem trabalhando em uma reeducação alimentar já tem um tempo e mal tem um mês que se decidiu por ela e lá vem o natal estragar tudo. E o que fazer? Levar uma saladinha fit-diet-light-whey pra ceia? Fazer todo mundo esquecer o Peru e encarar com você um delicioso peito de frango grelhado? Vou te propor outra solução. Já ouviu falar em Política de redução de danos?

Política de redução de danos é uma abordagem utilizada para reflexão sobre a possibilidade de diminuir danos relacionados a alguma prática que cause ou possa causar danos. É um termo muito usado pela saúde pública quanto ao uso de drogas e que, - porque não ? – podemos utilizar para nossa alimentação. As dicas a seguir podem ser adaptadas para outras festividades, mas vou usar exemplos natalinos aqui.
Foque no seu prato preferido
Talvez no natal da sua família todo ano tenha aquela rabana especial da sua tia ou o rocambole imperdível da sua vó. O ideial é escolher seu prato preferido (aquele que te deixará aguando nos próximos 364 dias seguintes) e minimizar a quantidade menor dos demais pratos, principalmente os mais calóricos.
Se for fazer a ceia, repense o preparo das preparações
Se você for o/a responsável, que tal adotar medidas mais saudáveis na preparações dos pratos? Exemplos interessantes: Optar pela rabanada clássica assada, utilizar menos óleo e sal na preparação dos alimentos salgados, optar por menos embutidos e defumados, substituir refrigerantes (mesmo os zero açúcar) por sucos com pouco ou nenhum açúcar...
Pré e pós-ceia: Hora de voltar a vida normal
Antes da ceia, mantenha-se dentro do que sua reeducação se propõe até o horário de ceiar, nada de "guardar espaço na barriga pra mais tarde". Isso te poupará de comer impulsivamente. Pós-ceia e almoço de natal, nada de passar o resto da semana em ritmo de festa. A ceia e o almoço são momentos e não rotinas. Se sobrou muita comida, divida com os convidados.
Espero que as dicas te ajudem. Que o seu Natal seja doce e farto. Até o próximo post.
Comments