Aprenda a fazer seu planner
- Mayra Leal
- 19 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Depois do último post, tenho certeza que muitas de vocês ficaram loucas por um planner, certo? E com certeza foram pesquisar, pesquisar, pesquisar e se depararam com preços absurdos. Sim, esse é o maior problema. Claro que não podemos julgar ou argumentar o valor de um, pois é realmente bastante trabalhoso e o custo não é lá dos mais baratos.

Mas como aqui a gente trabalha com gambiarra e boas ideias, pensei em contar pra vocês o que eu já vi por aí nesse mundo virtual e o que eu acho que funcionaria bastante pra quem não quer, inicialmente, dar mais de 100 ou 200 reais em um planner. Vai ser quase igual programa da Eliana dos dedinhos, então, lá vai a lista de materias hahaha:
- Caderno A5 Staples tecnologia discbound - vende aqui baratinho. - Inserts da sua preferência A5 - download gratuito OU você pode comprar de algumas lojas que vendem somente o PDF prontinho OU você pode se arriscar e fazer o seu. - Papel de Scrapbook. - Papel sulfite 90g/m². - Furador de papel (eu indico o unitário, de um furo só). - Tesoura.

Ideia legal para dashboard feito com envelope!
Inicialmente, ache o insert que mas vai se adequar a você. Não adianta querer ter aquele mais cheio de coisas se você não vai usar, né? Eu acho que um básico pra organizar sua vida seria um com visão semanal, visão mensal, finanças, metas do ano, contatos e cheklist. Mas se você tem mais afazeres que acha que vale a pena inserir, SE JOGA! Assim que você achar o seu, vamos para a impressão!
Lembre-se sempre que o papel precisa ser sulfite 90g/m² pois menos que isso pode transferir pro outro lado, e não queremos isso. Impressora a laser ou jato de tinta resolvem seu problema, mas se você não tem, uma gráfica rápida faz rapidinho. Para as divisórias de mês e outros temas, utilize o papel de scrapbook e lembre-se de fazer as abinhas. Utilize as folhas do caderno pra ter um molde.

Feito isso, é hora de colocar a mão na massa! O caderno ARC da Staples utiliza o sistema discbound (aquele que mostrei aqui com anéis super fácil de retirar e personalizar) que é bem fácil de tirar e colocar mais folhas. Você pode usar uma folha pra fazer sua marcação dos furos e pronto, é só furar! Mas você deve estar se perguntando como fazer o tal corte que o furador próprio pra ele (que não é nada barato) faz: com a tesoura! Só um picote no meio e VOILÁ, feito! Como na foto abaixo:

Foto: Letícia Mara
Para a capa, indico a impressão em papel cartonado, que tem a gramatura mais ou menos em 300g/m² e vai ficar super fofo! E... pronto! Está feito seu planner! Se você tem dúvidas sobre como colocar as folhas no sistema discbound, aqui vai um vídeo rapidinho da Happy Planner te mostrando como funciona. Espero que tenham gostado da ideia & ENJOY! ;)
Comments