Top 3 infelicidades propagadas pelo mundo fitness
- Amanda Passos
- 16 de nov. de 2015
- 3 min de leitura
Após um século de transição alimentar negativa, onde as pessoas deixaram de comer comida de verdade para se alimentar com junk-fast-terrible food, se deparar neste século com uma geração mais atenta e comprometida com a própria saúde deveria ser um alento ao pobre coraçãozinho de uma nutricionista, não é? Pois o que ninguém esperava é que na era da informação rápida através da internet, a desinformação rápida pudesse ganhar proporções tão grandes e alarmantes. É tanta besteira que vem sendo afirmada e reafirmada no mundo fitness, já passei a chamar CERTAS PESSOAS de metralhadora de m*rda. Resolvi então montar o meu top três infelicidades propagadas pelo mundo fitness e esclarecer certas coisinhas que estão entaladas.
TERCEIRO LUGAR : DIETAS MONÓTONAS

Batata doce, clara de ovo e peito de frango no café da manhã. No almoço, omelete de claras recheado com frango desfiado e rodelas de batata doce. Para o jantar, peito de frango grelhado com batata doce e claras cozidas. Pré e pós treino: shake proteico sabor baunilha. Todos os dias. Pra sempre. Conheço um caminhão de gente que segue à risca esse cardápio, que já engole a pulso cada pedacinho de batata doce cozida sem casca que traz de casa. Determinação? MUITA, sem necessidade. Os alimentos citados são ótimos para o ganho de massa muscular e com certeza podem fazer parte de uma dieta saudável, mas não há motivo pra que sejam os únicos. Me preocupa a falta de variedade de alimentos a longo prazo e os prejuízo tanto nutricionais quanto psicológicos que uma dieta dessas pode causar.
SEGUNDO LUGAR: USO INDISCRIMINADO DE SUPLEMENTAÇÃO

Como se não bastasse uma dieta monótona e bastante proteica, o uso de suplementação beira ao bizarro. Purê de batata doce? Complementa com umas colheres de whey. Omelete de claras? Mais umas colheres de whey. Tá pouco de whey? Engole aqui mais essa colher. Vou te contar um segredo: vocês tão mijando dinheiro. Sério, mijando dinheiro porque o nosso corpo não tem condições de metabolizar tanta proteína e excreta produtos do metabolismo proteico através da urina. Como se não bastasse, o consumo elevado pode aumentar a taxa de filtração glomerular, causando aumento da pressão dentro dos glomérulos, prejudicando a função renal com o passar dos anos. Esse é o prejuízo a longo prazo melhor descrito na literatura e que mais vem sendo discutido e comentado entre especialistas. Já estão chegando nos consultórios de médicos e nutricionistas pessoas jovens com danos renais importantes decorrentes do uso absurdo de suplementação proteica.
PRIMEIRO LUGAR – "MANDA NUDES'' E OUTRAS IDEIAS GENIAIS DE MOTIVAÇÃO

Semana passada fui surpreendida por uma polêmica da musa fitness que pra motivar-se na dieta, manda uns “nudes” pra sua amiga vazar caso ela invente de sair do propósito. Genial querida, toma aqui uma estrelinha. Não vou ficar aqui discutindo os milhares de motivos do porque isso é ridículo e criminoso pois as meninas do Lugar de Mulher já fizeram isso muito bem. A questão é que não é a primeira nem a última ideia absurda de motivação espalhadas na internet. Um tempo atrás, um vídeo de educador físico americano menosprezando pessoas acima do peso se tornou viral. Memes gordofóbicos são reproduzidos aos montes. ''É só piada'', eles dirão. Eu digo: Não tem graça. São essas as ideias geniais ditas por toda a internet, a mãe de tantos transtornos alimentares (anorexia, bulimia, vigorexia e já temos uma nova, pregorexia – gestantes que se preocupam excessivamente em se manter saradas).
Nenhuma informação deve ser consumida sem análise ou apenas focada em um benefício. É preciso repensar certas modinhas fitness.
Comments