top of page

SIGA

  • facebook.jpg
  • instagram.jpg
  • pinterest.jpg

MAIS VISUALIZADO:

POSTS RECENTES:

Que sua dieta não estrague seu prazer em comer

  • Amanda Passos
  • 9 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Segunda feira, dia internacional do inicio das dietas. Depois de um final de semana de despedida no fast food mais próximo, chegou a hora. É hoje!


Todo mundo tem um motivo pra começar uma dieta: aquele pneuzinho extra, um puxão de orelha do médico ou vontade de ter um #BumbumNaNuca e todos eles demandam reeducação, dedicação e compromisso. Já tem um tempo que o interesse por uma vida mais saudável e corpos perfeitos viraram pauta constante, da academia a internet. Tudo ótimo, certo? Seria, se não estivesse se tornando trágico. A enxurrada de conteúdo sobre vida saudável, alimentada por leigos de corpos esculpidos, regados a uma boa dose de exagero e temperado com a propagação de estudos tendenciosos e/ou inconclusivos, direcionam toda uma população carente por uma vida melhor ao abismo do terrorismo nutricional.

Achou pesado o termo? Imaginemos a cena: Você deseja mudar sua alimentação. Vai a um nutricionista, se matricula em uma academia, segue alguns perfis fitness no instagram e facebook, procura blogs de vida e culinária saudável. Tudo bem até ai. Todos os dias você descobre uma coisa nova, recebe um conselho daquela amiga que restringiu o glutén e hoje está 10kg mais magra ou descobre a dieta daquela atriz maravilhosa que já está de barriga chapada um mês após parir gêmeos. Nossa, ela está tão linda. De repente você está seguindo tantas dicas e são tantas coisas novas e nota como você comia mal antes, não é mesmo? Cortou o sal, o açúcar, o glúten, a lactose, os carboidratos, a gordura saturadas, a gema do ovo... E no casamento da amiga? Só pode beber água. E seu filho mais novo? Melhor monitorar o que come nas festinhas. Acabou o brigadeiro, acabou o quindim. E quando menos se espera, o prazer pela comida vai pro saco e o que sobrou é um corpo lindo e uma mente triste, ou só uma mente triste e deprimida porque você “não foi capaz” de se alimentar melhor.

Comer também envolve prazer. TEM QUE ENVOLVER PRAZER. Uma alimentação adequada envolve o consumo de alimentos de uma forma equilibrada e esse equilíbrio não deve levar em conta apenas calorias, vitaminas e minerais como também os gostos, sabores e necessidades pessoais. Outra coisa: porque a nova moda é demonizar alimentos? Veja bem, não estou falando de produtos processados, carregados de aditivos e conservantes, embalados e comercializados. Eu estou falando é de COMIDA que virou inimiga da sociedade fitness que não pode comer uma gema de ovo.

Espero que aqui seja uma espaço legal pra falar sobre alimentação baseado em ciência, sem frescura, sem pressão e com muito amor. Luis Fernando Veríssimo em um trecho do livro “Gula – O clube dos anjos” escreveu uma coisa que eu guardo pra vida:


“...fome é o desejo reincidente, é o único desejo reincidente, pois a visão acaba, a audição acaba, o sexo acaba, o poder acaba mas a fome continua, e se um fastio de Ravel é para sempre, um fastio de pastel não dura um dia." Se vai ser pra sempre, que seja bom, que seja uma delícia.

 
 
 

Comments


© 2015 por PRESS2IMPRESS

bottom of page