top of page

SIGA

  • facebook.jpg
  • instagram.jpg
  • pinterest.jpg

MAIS VISUALIZADO:

POSTS RECENTES:

Apropriação cultural e o significado da moda

  • Foto do escritor: Marina Dias
    Marina Dias
  • 30 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Algumas coisas que a gente lê na internet, parece que ficam ecoando na nossa cabeça.

Um tema que de uns tempos pra cá tem me deixado um pouco confusa, é a questão da apropriação cultural. Afinal, o que é o que não é e o que isso implica na nossa vida de verdade ?

Quando os famosos revolucionários de IP começam a replicar essa questão em todo e qualquer canto na internet a gente acaba se saturando desse discurso e deixando de lado o seu significado. Eu não vou entrar na questão de etnias raciais pois é um assunto que eu ainda não domino muito.

O pior resultado dessa apropriação que a moda faz, é retirar o significado de muitos símbolos, que pra muita gente é o que define a sua identidade. Quando todos nós começamos a nos encher de todos esses signos vindos de qualquer lugar sem ao menos saber a sua origem,acabamos nos tornando todos iguais. E não é só uma questão racial não! (Quase) Todo mundo sabe a origem do uso de um turbante ou de um quimono, mas aplicado à vida real , quando você acha aquela peça interessante , ou pega na fast fashion porque tal atriz usa, na maioria das vezes nem pensa no efeito que ela causa.

Talvez a uns quatro anos atrás se tivessem um carioca, um gaúcho, um americano e um indiano num bar, você facilmente identificaria suas nacionalidades, ou se ao invés fosse um funkeiro, um roqueiro e um surfista, você também saberia quem é quem na fila do pão, hoje isso não acontece.

Mc Gui / Bruno Mars / Leo Santana

Se você não conhecesse esses artistas, você saberia me dizer qual tipo de musica eles cantam?

Não que tecnicamente um cantor de axé tenha que vir descalço e de calça boca de sino, e nem um cantor de forró com uma calça cheia de bolso e sandália de couro, jamais!Mas certos elementos que nos diferenciavam uns dos outros estão se perdendo por conta não só da globalização, do querer ser o outro, mas também por que nós, pessoas que consumimos essa cultura de massa exigimos.

Jack White / Mateus Liduario / Marcos, Belutti e Wesley Safadão.

Quem é o roqueiro, quem é o sertanejo e quem é o forrozeiro? Quem bebe na fonte de quem?

Anitta / Taylor Swift / Alinne Rosa / Shania Twain

Artistas que tentam se encaixar num determinado padrão para atingir novos mercados, ou para se caracterizarem de acordo com novo single, não passam uma informação de verdade ou estilo própio, dançam entre vários estilos, nacionalidades e perdem a raiz e a personalidade da sua música, o que os difere dos outros.

A moda não é uma compreensão vazia de sentido , ela (comercial) é uma referência individual para expressar o coletivo.Se as pessoas nas quais a gente se sente representado são todas iguais,perdemos a nossa referencia de identidade também.

Não é bonito ser latino, africano ou oriental, mas se uma pessoa que está em voga usa algo com esse significado ele se torna in. Só é aceitável quando a estética é transferida para uma pessoa top e na maioria das vezes branca,europeia/americana.

Por exemplo, uma menina negra usando um turbante causa repulsa num ônibus lotado, mas a Claudia Leitte com seu turbante ilustrando a capa do cd África é considerado arte pelas mesmas pessoas. A mulher negra perde essa referência cultural que é dela.

Não que ninguém possa usar nada que venha de outros lugares, pode sim, deve!Mas devemos respeitar as origens, não usar esses significados para que determinada etnia perca a sua característica, dentro do conceito de querer fazer parte do que não somos.

Avril querendo ser japonesa e as coreanas querendo ser negras.

Uma oriental, uma branca e uma negra. Todas com a mesma característica “facial”, por meio de intervenções estéticas.

Transformação Kardashian

Eu não sou uma fantasia

Pense : - porque sempre vamos no senso comum ?

Se o comercial tem sempre um conceito pra vender o igual, porque a gente precisa sempre entrar nesse ciclo de ser o que x pessoas usam?

Sistema de moda é o quanto você quer fazer parte ou não. Pense e encontre uma maneira de ser e utilizar a moda de forma contemporânea sem se acomodar ,para ter ideias e possibilidades futuras .Não se prenda dentro dessa classificação generalizada.

Vamos deixar nossas principais características se esvair?

 
 
 

Comentários


© 2015 por PRESS2IMPRESS

bottom of page